18 de julho de 2011

Usos e Costumes...


Falemos agora a respeito de adornos. Devem os cristãos aceitar todo e qualquer modismo imposto pelo mundo? Não. Onde a sã doutrina é exposta, é natural que surjam costumes que diferenciem o povo de Deus das pessoas mundanas. Na Bíblia não está escrito: “Dobrarás o teu joelho e orarás ao Senhor, quando entrares em sua Casa”, porém a Assembleia de Deus tem esse bom costume.

Precisamos ter equilíbrio e refletir à luz dos princípios contidos na Palavra de Deus. Estes são atemporais e nos ajudam a discernir entre o lícito e o ilícito, o conveniente e o inconveniente, etc. (Is 5.20; Hb 5.12-14). De acordo com a Bíblia, todas as coisas são lícitas, mas entre estas há coisas impuras, desonestas, que não edificam, que dominam, que não conveem, que não glorificam a Deus, etc. (1 Co 6.12; 10.23,31; Fp 4.8).

Reconheço que não há, no Novo Testamento, especificidades quanto ao modo de nos vestirmos. Não está escrito: “As mulheres devem usar saia ou vestido compridos”. Mas a Palavra de Deus assevera que o traje deve ser honesto, com pudor e modéstia (1 Tm 2.9).

O que é um traje honesto? Literalmente, decoroso, sóbrio, equilibrado. E traje com pudor? Com decência, recato, reserva. E com modéstia? Com simplicidade, bom gosto, sem exagero, sem extravagância, sem escândalo.

Há pudor, decência, em uma minissaia, por exemplo? Muitas mulheres responderão que sim. Mas não há dúvidas de que as pernas femininas — em quase todas as culturas e na maioria das vezes em que são exibidas — chamam a atenção dos homens, podendo estimulá-los sexualmente ou, pelo menos, tirar-lhes a concentração.

É preciso ter equilíbrio, repito. A opção “liberar geral” não é a melhor. Por quê? Porque o que vem do mundo pecaminoso, sem Deus, não pode nem deve ser o nosso padrão. Se as pessoas do mundo se tatuam e usam piercing, devemos acompanhar essa moda? Por que os costumes mundanos devem prevalecer sobre os costumes de uma denominação evangélica?

Para o mundo, o padrão de beleza para a mulher gira em torno de sensualidade (estou citando a mulher como exemplo porque o contingente feminino é muito maior que o masculino; além disso, na mulher é praticamente ilimitada a variedade e quantidade de adornos). Para uma mulher ser bonita, no mundo, precisa ser sexy. Isso vale para uma serva de Deus?

Não sou contra a mulher se produzir, mas adornar-se exageradamente, sem pudor e modéstia, significa opor-se à Palavra de Deus. Reconheço que certas passagens do Novo Testamento precisam ser analisadas à luz de seu contexto histórico-cultural. Os penteados mencionadas em 1 Timóteo 2.9 e 1 Pedro 3.9, por exemplo, nada têm que ver com os penteados usados nos dias de hoje.

Mesmo assim, repito: precisamos de equilíbrio. E o crente equilibrado não se traja segundo o mundo, e sim de acordo com a sua consciência cristã, formada a partir do conhecimento da sã doutrina. A respeito disso, sugiro que o leitor estude 1 Coríntios 8 e 10, além de Romanos 14.

A despeito de o Novo Testamento não fixar moda alguma para o cristão, esse assunto está embutido na doutrina bíblica. As Escrituras não priorizam costumes — prioritária é a doutrina. Mas elas tratam dos princípios normatizadores e dos limites do porte. Não há dúvidas de que a observância da sã doutrina faz com que bons costumes surjam em nosso meio.

E quanto aos maus costumes, como surgem? Tradições, cultura, folclore, religiosidade, crendice popular, individualismo, estrangeirismo, fanatismo, fatores climáticos, econômicos e políticos, meio ambiente mundano, decadente, degenerado, pecaminoso, más companhias (1 Co 15.33), etc. Não nos esqueçamos, entretanto, de que a Palavra de Deus está acima de tudo isso e deve controlar todo o nosso viver (Sl 119.105).



Por:  Pr. Ciro Sanches Zibordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário