6 de agosto de 2011

Eu não posso dizer que “adoro” algo?

Por André Sanchez
adorar as coisas, adoração, adorar a deus, gostarQuem nunca foi censurado por alguém quando disse: “Eu adoro ler”? Ou criticado com versículo bíblico e tudo quando disse que, por exemplo, adorava uma pizza de calabresa com cebola? É bem interessante como algumas pessoas gostam de colocar peso nas costas dos outros para fazê-los sofrer com uma culpa que na maioria das vezes não existe. É o caso de quem fica censurando as pessoas quando dizem, por exemplo: “Eu adoro pizza”, “eu adoro ir à escola”, “eu adoro minha esposa”, etc.

Usam para isto textos bíblicos como a palavra de Jesus ao diabo: “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mt 4. 10).

Assim, é comum ouvirmos: Adorar só a Deus! Eu concordo, a Bíblia diz mesmo que devemos adorar somente a Deus. Mas o que significa adorar na Bíblia?
Adorar na Bíblia é render culto ou venerar algo ou alguém. Pode ser qualquer coisa. Na Bíblia vemos muito a menção de pessoas adorando imagens e outros deuses, mas hoje é comum as pessoas adorarem coisas inusitadas como a TV, seu computador, etc. E é claro, a Bíblia cita a adoração a Deus como única adoração aceita. Só podemos cultuar a Deus. Cultuar ou adorar outras coisas é tido como pecado na Bíblia.

Mas será que todas as vezes que [dizemos] que “adoramos” algo estamos pecando?
É evidente que não! A idolatria se caracteriza pelo culto e veneração de algo ou alguém como se fosse um deus. A idolatria acontece quando a adoração ao Deus verdadeiro é substituída pela adoração a outros deuses.
É óbvio que, em alguns casos, a pessoa usa a palavra “adoro” no sentido de idolatria, mas em nosso país a palavra “adorar” também é muito usada como sinônimo de gostar muito de algo.
“Eu adoro a comida da minha mãe”. Ou seja, “gosto muito” da comida da minha mãe. Quando digo isso não quer dizer que eu venero, presto culto ou coloco a comida da mãe como um deus em minha vida. Quer dizer apenas que aprecio muito a comida dela. Assim, não cometo pecado algum em usar essa expressão, pois
Deus sabe o que se passa em meu coração.
Dessa forma, nem toda vez que alguém usa a palavra “adoro” com relação a alguma coisa ela peca. Na maioria das vezes não há pecado algum. É apenas uma expressão de apreciação que nada tem a ver com o tipo de adoração condenada na Bíblia. Por isso, a expressão “adoro” pode ser usada tranquilamente, sem peso na consciência, desde que fora daquilo que a Bíblia condena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário